sábado, 8 de março de 2014

Cahill vs Vesper - A toda prova

O livro chegou, e... ALELUIA! O livro estava em falta na editora, não tinha em lugar nenhum :'(
O que importa é que agora tenho esse lindo, maravilhoso e esperado livro.

Olha, lembrem-se de que quem fez a crítica sobre Na calada da noite foi a Jujuba, não eu, OK?

Clique em mais informações se já terminou de ler o livro.

Começando pela capa. Super, ultra, mega, maravilhosa! Pela primeira vez me interessei em ver quem desenha essas capas de Cahill vs Vesper, e olha o que eu achei:

Esse aí em cima é o Eduardo Ferigato. Como admiro você, cara.
A única coisa que eu achei um tanto estranha na capa foi que nunca imaginei a Sinead de saia, eu pensava nela vestida como o Leo Valdez, de HDO. Ok, tanto faz a roupa dela.
Parece que esse Eduardo Ferigato prestou bastante atenção na descrição dos personagens, porque só disse que Evan tem olho azul uma vez na série, e a Sinead está com sardaaasss :3
A imagem de fundo dessa vez foi o diamante, mas poderia ter sido igualmente a Marca de Koldewey, só que vou falar disso depois.

Logo na primeira página, eu vi aquela frase importante do livro, como sempre tem. Dessa vez, foi:
"Lembrem se disto:  então eram seis. E então eram seis."
Eu fiquei tipo: NOOOOOOOOOOOOOOPPPPPEEEEEEEE
E eu fiquei achando que um dos reféns ia morrer. Eu tinha certeza que nesse livro, algum refém ia morrer. Daí o autor se aproveita disso, e fica nos trollando o tempo todo. Toda vez eu pensava que um dos reféns ia morrer. Fique atento que logo falo sobre isso.

O livro começa com Dan e Atticus buscando informações, com Atticus cuspindo strudel no cabelo da Amy. Mas... O que é um strudel? Aposto que você não sabe, e teve preguiça de procurar. Eu também. Pelo livro já dá pra saber que é um doce de maçã, mas olha a aparência agora.
Uia. Parece chique. Enfim, isso é um strudel.

Amy fica olhando pra Jake, que está dormindo e babando do lado dela no banco. E acha bonito.
AMY, VOCÊ ACHA BONITO ALGUÉM QUE BABA ENQUANTO DORME?
Eu acho que sim, mas ela não é a primeira. A Annabeth a Rachel, o Nico, a Reyna, a Calypso, a Kinzie também acha,  só que isso não vem ao caso.

Amy e Dan trocam de nome outra vez. Agora são Fiona e Frederick Wimple. Huahsuahuas, Sinead sempre divando nos nomes. Me lembra aquele desenho da cultura, O show secreto.

O quarteto vai na van esportiva que alugaram, só que aí vem a "Interpol" com os caras nervosinhos que reviram tudo dentro da mala deles. Então, eles reconhecem Amy e Dan, os procurados, mandam os quatro ficarem de costas para serem algemados, e... fogem. Eram vesper.
Sinceramente, eu não entendo uma coisa: Por quê Amy e Dan não usam os recursos dos Cahill? Eles não têm bombas de fumaça? Veneno paralisante? Tranquilizante para pessoas? Os Vesper jogam sujo. Eles deveriam jogar o jogo deles. Armas que deixam o inimigo fora de ação deviam ser usados com a Interpol, e os que matam com os Vesper. Acho que eles só não usam todas essas armas porque senão seria muito fácil vencer.

No capítulo dois, Erasmus ainda está em Pompeia (Itália) com Jonah e Hamilton. A gente descobre que ele mandou Jonah e Hamilton numa missão sem pé nem cabeça, só para testar as habilidades deles. O que ele não esperava era que eles acharam MESMO algo importante. Luna Amato (mais conhecida como vesper 5) estava lá, no meio da multidão. E nem olhou pra Hamilton e Jonah... Hum, Luna vive no mundo da lua (ou só parece) (mas a piada foi boa) (só que não).
E então... Haha, Erasmus acha que Luna matou William? Não a subestimo, mas quem matou William era claramente um homem.

No cativeiro, dão meio quilo de batata por dia para os reféns. Caramba, cara. Por quê não chamar Luna Amato pra fazer suas comidas italianas deliciosas lá? Acho que Luna é importante demais pra isso.

Amy e Dan vão entrar no museu disfarçados. Amy vai usar uma peruca vermelha e Dan um boné de beisebol. Superdisfarçados ¬¬', Amy já é ruiva e Dan deve usar boné sempre.

E tem Jamy <- leia com voz de desprezo.
Cara, como odeio esse shipping! Lembra como Jake agia em "Um resgate impossível" e "Na calada da Noite"? Era como se nenhuma opinião valesse além da dele! E o autor acha que vai mudar isso fazendo ele parecer legal agora.

Atticus se usa do pai e da chanceler que visitou o Herr Rommel para conseguir ir para a sala dos monitores.
Enquanto isso, Dan vê no portão de Ishtar um símbolo, e diz ser o mesmo do mapa de virga.
Eu fui conferir e... tem mesmo um símbolo igual à esse! Na capa de "Um resgate impossível" e no original.
Atticus descobre que tem um programa de reconhecimento facial. Resultado: ferrou tudo. Daí ele descobre que Milos Vanek está dentro do museu; ele sabia que Amy e Dan estariam lá porque com certeza alguém contou.
Tem essa imagem! Não sei vocês, mas eu achei super legal o cara que eles acharam pra representar o Milos. Tem mesmo cara de um detetive! E ele é tão lindo :3 Tá, estou sendo estranha. Bem, eu achei Milos um personagem interessante para a trama. Ele é o típico cara responsável, que segue as leis e é honesto... Só que ele está fazendo o mal, pensando fazer bem. Gosto dele, é simpático (ou não).

Amy passa pelo detector de metais e... Adivinha! Só que ela não estava com nenhum metal nos bolsos! O que aconteceu? Então Atticus começa a mexer nas chaves de força, muda a senha. Apagão geral! Haha, eu gostei dessa parte! Tudo virou um tremendo fuzuê, com pessoas tão delicadas quanto rinocerontes, esmagando tudo e todos.

Amy e Atticus são capturados por Rommel e daí Dan descobre que... Acabou o tempo da entrega!
Dan surtou, teve um ataque, gritou e chorou...
Eu achei que Alistair ia morrer por isso.
TROLLADA 1X

Hahaha, Dan está bem mais, hum... ninja nessa parte da coleção.
Jake chega e... Dan vai dirigir um carro! Aleluia! Desde o livro 5 ele queria isso!

Então, junto com Amy e Atticus, chega um amigo do Milos, o Monist. Ele sai da sala levando os dois e a gente descobre que... Monist é Jake disfarçado. LOL! Bela tentativa, mas nunca vão me fazer gostar do Jake.

Quando eles estão fugindo, Amy descobre que esqueceu o relógio. Não sei se vocês lembram, mas naquele relógio Amy colocou o anel de Gideon. Dessa vez, eu concordo com Amy. Burra. Nessa missão, temos que concordar que Amy foi bem inútil: Jake, Atticus e Dan fizeram tudo enquanto ela não fez nada e ainda esqueceu o relógio. Aí ela tem um chilique. Bem feito ¬¬'.
E descobrem que a bolsinha em que o diamante falso veio era feita de metal. What? Foi por isso que Amy foi detectada, mas por quê os Vesper fariam aquilo?

Na mensagem de Vesper um, eles descobrem o improvável: Nem Alistair, nem Phoenix vai morrer.
"Obrigado pela ajuda no Pergamon"
Vesper um resolveu perdoar a falha? O plano deles deu errado, e muito.

O quarteto vai descansar em um hotel. Amy vai conversar com Evan, Jake ver TV enquanto Dan e Atticus se entopem de comida (E depois ficam cagando toda a viagem no avião, mas isso não vem ao caso). Amy fica irritada (sem motivo, ao meu ver) com Evan e desliga a videochamada. Amy está explosiva  demais. Ela não é assim! Erros de Roland Smith. Ele está deixando os enigmas interessantes, mas ele deforma a personalidade dos personagens porque é seu primeiro livro.

Whoa! De repente Ian já chegou da viagem do centro de comando da AOM! Não sei vocês, mas pra mim é certeza que Isabel é uma Vesper. Só falta descobrir o número.
Gato demoníaco. Kkkkkkk! Sei que a Jujuba já postou essa imagem, mas vou postar de novo:
Num momento, Jake acha um noticiário falando sobre o museu Pergamon. Atrás da câmera, Casper e Cheyenne Wyoming sorriram, com um livro chamado "O livro dos dispositivos engenhosos" debaixo do braço. Nesse momento, tudo se encaixa: Era mesmo impossível passar pela segurança da sala do diamante Jubileu de Ouro. Vesper um não perdoou Amy e Dan por não pegarem o diamante, na verdade, ele nem QUERIA o diamante. Ele queria apenas uma distração para Casper e Cheyenne roubarem o livro, que era menos vigiado. Amy ser descoberta era a intenção, por isso a bolsa feita de metal.
Amei a trama, super criativo e estilo Vesper.

No capítulo 12... Susto! Reagan morreu? Os guardas iam pegar a morta, mas ela se mexeu e deu nocaute nos guardas Vesper, seguida pelos outros.
TROLLADA 2X COMBO

Hum... Casper arranca os pelos do nariz? Haha, isso só comprova que ele é metrossexual (não estou querendo dizer que ele é gay. Metrossexual é quem se preocupa demais com a aparência).

No quarto de hotel, Amy e Dan descobrem que Milos sabe o telefone deles graças ao maldito relógio da Amy, e que está do outro lado da porta. Ele entrou sozinho porque é humilhante que todos da Interpol saibam que um pirralho roubou sua carteira, daí eles trocam a carteira pelo relógio; a informação de onde está Luna Amato por poderem sair do hotel em paz.
Fiquei surpresa que o Vanek não tenha mandado prender Amy e Dan, cumprindo o trato. Ele poderia muito bem sair ganhando aquela. Por isso que Vanek é um cara da hora (y).

Voltando o foco para Jonah, Hamilton e Erasmus; Jonah cometeu a besteira tamanho giga de dançar com uma cobra e seu encantador (eles estavam na Índia). Confesso que ri imaginando isso. Mais tarde vamos descobrir que alguém gravou ele dançando. Ótimo.
Jonah e Hammer estão lá esperando Luna sair do hotel, enquanto Erasmus... Assiste filme comendo pipoca??? Qual é a do Erasmus mentindo assim?

Agora, quando os reféns fugiram... Momento drama:
O peso de Phoenix arrastava Alistair cada vez mais perto da beirada. Os olhos do menino se embaçaram de lágrimas quando percebeu a terrível verdade. Se não soltasse, morreriam os dois.
Alistair deve ter visto a resolução na expressão de Phoenix.
- Não solte! - implorou.
Nesse momento, Phoenix fez que não com a cabeça e fechou os olhos com força. Visualizou o rosto da mãe, o sorriso de boa-noite que ela dava quando o colocava na cama.
E soltou a mão.
Quando li isso, eu pensei: "Ufa. Ainda bem." Sério, eu pensei isso. Se alguém for morrer no livro, que seja o Phoenix! Fala sério, ele é a melhor opção, porque apareceu em Cahill vs Vesper e eu não me apeguei a ele.
Bom, mas eu achei que ele tinha morrido. Foi a melhor trollagem até agora.
TROLLADA 3X COMBO

Opa, um novo personagem... É o Martin Holdings e... Opa! Morreu. Pois é. Foi bom enquanto durou. Pelo menos agora nós sabemos que os reféns estão na Alemanha.

Phoenix não está morto.
DROGA.
Outro refém vai morrer.

Agora, a descoberta do século:
Os Vesper não têm a intenção de liberar os reféns nunca.
OHHHHHHHHHH.
Que novidade ¬¬

Nosso quarteto fantástico está procurando um manuscrito entre trilhões, Amy e Jake estão procurando algo na margem dos manuscritos, quando...

NNNNNNNNNNNNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
DESGRAÇA!
POR QUÊ?
POR QUÊÊÊÊÊ???
Se bem que eu já esperava que isso acontecesse.
Jake iria beijar Amy mais cedo ou mais tarde.
Eu esperava que fosse mais tarde. Ou nunca.

Fala sério, Jamy tem um romance terrível. Muito clichê esse negócio dos dois. Eles se atraem, não conseguem se afastar e PUF! Se beijam. Coisa mais idiota.

Só que aí todo esse trabalho deles foi em vão, porque  Dan e Atticus descobriram que a "margem de erro" era um lugar onde Koldewey fazia suas escavações.
Casper e Cheyenne... Nossa! Cheyenne perdeu toda a sua dignidade em um único salto. Hehehe, estrume de camelo foi legal, mas meio forçado da parte do autor.

Uia, a base Vesper! Bem, tudo OK com o Erasmus, mas daí ele ouve vozes... Erasmus é ninja! Ele pega a arma do Vanek de repente e aponta pra Luna.
- Você não entende, Erasmus - ela implorou. - Seus parentes não são os únicos reféns que os Vesper fizeram! [...] Os Vesper estão com meu filho! Ameaçaram matá-lo se eu não ajudasse.
- Não dê ouvidos a ela! - Vanek gritou. - Luna não tem filhos!
- Vanek é um mentiroso! Deixou Amy e Dan apodrecendo numa prisão na Turquia. Fui eu que soltei os dois! É Vanek que está trabalhando para os Vesper.
- Nem sei o que é um Vesper - retrucou Vanek.
Só que Erasmus olha por um segundo para Vanek e daí... Luna Amato maldita!
Sempre achei Luna boazinha, mas parece que ela é mesmo uma Vesper, afinal de contas. Ou melhor, era.
Hahaha, boa, Jonah! Só não fique com remorso por isso. Luna faria isso com você se tivesse a chance.

Agora, sem brincadeira. Erasmus Yilmaz era, desculpe o palavrão, mas ele era foda.
Um minuto de silêncio por ele.
Agora, façam um segundo de barulho pela Luna. Gritem aí: "Já foi tarde!". E ponto.

E é essa hora que você fica pê da vida. A frase que te fez pensar que um refém ia morrer o livro todo estava aí:
- Lembre-se disto: - continuou Cheyenne - e então eram seis.
Ela e Casper começaram a rir.
- E então eram seis! - Sua voz esmoreceu conforme a nave subia. - E então eram seis!
NENHUM refém morreu. Casper e Cheyenne achavam que Phoenix tinha morrido e essa frase foi pra primeira página do livro.
TROLL!!!

- Por que tanta pressa? - perguntou ele.
Evan o encarou. Não ia contar nada para Ian.
- Nada - respondeu.
Ian apontou para sua calça.
- Você precisa fazer mais pausas para ir ao banheiro.
- É café!
- Sei.
Hhuahsuahushaushauhsuahsuahsuahhsuahsahush!!! Morri.

Evan invadiu a casa da Sinead e... nada aconteceu.

Depois Amy está se culpando pela morte do Erasmus, como se fosse culpa dela. Erasmus ia entrar de qualquer jeito. Amy se culpa pela morte de todo mundo: Primeiro os pais a mãe, agora o Erasmus. Só falta ela se culpar pela morte da Irina, do William McIntyre e da suposta morte do Phoenix.
(Ô Ian feio. Não imagino ele assim. Imagino ele lindo como um modelo, o que está escrito no livro)
Ian vai fazer uma chamada de vídeo agora? Com a Amy tendo ataque? Vish.
Resultado: "Odeio você, Ian Kabra!"
Ui. Num magoa meus 100timentos :'(
Daí ela fechou o laptop com tanta força que a tela trincou.
Quié isso, jovem? Senta aqui, vamos conversar...

Então é isso. O livro acaba por aí.

Pontos bons: Os enigmas são bons. Ele bateu o recorde de personagens mortos: 3 num livro. Adorei como a Nellie agiu. Vespers ficaram mais cruéis. Outros mais ridículos.

Pontos ruins: Trollaram a gente. Não teve Amyan. Teve Jamy. Amy e Dan não encontraram Arthur. Roland Smith fez a Amy ficar mais esquentada e inútil.

Não sei vocês, mas eu acho que a Amy perdeu muito da sua personalidade em Cahill vs Vesper, porque não é mais tímida. Ai, cara, eu queria que pelo menos ela começasse a gaguejar quando falasse com o Ian!

Até a próxima crítica. Ops, a próxima crítica é a Jujuba que faz... então até a última crítica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário